Desde tempos imemoriais, a cerâmica tem desempenhado um papel fundamental na evolução da sociedade humana. Com o surgimento das primeiras aldeias e o desenvolvimento da agricultura, surgiu a necessidade de vasilhas para armazenar água, alimentos e sementes. Nesse contexto, o ser humano encontrou na argila uma matéria-prima versátil, que podia ser moldada e cozida para criar uma variedade de recipientes. Foi assim que nasceu a figura do Oleiro, aquele que transforma o barro em cerâmica.

Há cerca de oito mil anos, os primeiros oleiros deram início a essa jornada, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da humanidade. Eles aprenderam a moldar o barro com habilidade, criando não apenas utensílios, mas também obras de arte que resistiram ao teste do tempo.

Um momento crucial na história da cerâmica ocorreu há aproximadamente três mil anos, na Mesopotâmia, onde hoje está localizado o Iraque. Foi lá que a escrita cuneiforme foi criada, utilizando pranchas de cerâmica nas quais se escrevia com cunhas. Mais uma vez, os oleiros desempenharam um papel essencial, deixando sua marca indelével na história da humanidade.

Hoje, celebramos o Dia do Oleiro em homenagem a esses profissionais dedicados que desempenham um papel tão significativo em nossa cultura e história. E, neste contexto, é importante destacar a atuação do SINTRACOM LONDRINA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina) na representação e defesa dos interesses dos trabalhadores da cerâmica.

Dados estatísticos relevantes sobre a categoria dos oleiros e ceramistas no Paraná também merecem destaque:

Número de trabalhadores no setor: 6.486 dedicados à produção e criação de cerâmica, demonstrando a dimensão significativa dessa força de trabalho.

Empresas envolvidas: Um total de 584 empresas, abrangendo desde pequenos ateliês até grandes fabricantes, contribuindo para a diversidade e riqueza da produção cerâmica na região.

Organização sindical: Além do SINTRACOM LONDRINA, outros 20 sindicatos filiados a FETRACONSPAR: A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) representam essa categoria de profissionais. Isso reflete a união e a organização da categoria em todo o estado para defender seus interesses e melhorar suas condições de trabalho.

É importante ainda notar que existem 4 Sindicatos Patronais específicos de Olaria e Cerâmica no estado, demonstrando o compromisso tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores com a indústria.

Esses números destacam a relevância da indústria cerâmica no Paraná e a importância dos sindicatos, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, na promoção dos interesses e na busca por melhorias para essa vital categoria profissional. Neste Dia do Oleiro, é uma oportunidade para reconhecer e celebrar não apenas a tradição da cerâmica, mas também o compromisso contínuo com seu desenvolvimento e a defesa dos direitos dos que a moldam e aprimoram.

Portanto, neste Dia do Oleiro, celebremos não apenas a milenar arte da cerâmica, mas também o compromisso do SINTRACOM LONDRINA em representar e defender os interesses dos trabalhadores que desempenham um papel tão importante na preservação e evolução dessa tradição. Através do sindicato, os oleiros e ceramistas têm uma voz unida para lutar por melhores condições e reconhecimento de sua profissão essencial na sociedade. É apenas o começo, e há planos promissores para o futuro dessa categoria vital.

Denílson Pestana da Costa
Presidente do Sintracom Londrina