Manifestamos nossa mais profunda solidariedade e apoio ao Sindicato Único Nacional de Trabalhadores da Indústria da Construção e Similares (SUNTRACS) do Panamá, bem como aos seus estimados líderes, especialmente ao companheiro Saúl Méndez, Secretário Geral.
Estamos profundamente preocupados com os relatos de perseguição sistemática e tratamento repressivo enfrentados pelo SUNTRACS e seus líderes por parte das autoridades panamenhas. É inaceitável que o exercício legítimo da liberdade sindical e o direito de protesto sejam criminalizados sob falsas acusações.
O papel crucial desempenhado pelo SUNTRACS na liderança de protestos em defesa dos direitos sociais, ambientais e trabalhistas não pode ser ignorado. A recusa da concessão para exploração de minérios pela empresa transnacional First Quantum Minerals demonstra o compromisso do sindicato em proteger não apenas os interesses dos trabalhadores, mas também o bem-estar da sociedade panamenha e do meio ambiente.
Repudiamos veementemente o ataque terrorista perpetrado contra uma das sedes do SUNTRACS, ocorrido na madrugada do dia 10 de março. Este ato covarde é mais um exemplo da perseguição injusta e intimidadora que o sindicato e seus membros têm enfrentado.
Além disso, condenamos o bloqueio das contas bancárias do SUNTRACS pelo banco público ‘Caja de Ahorros’, ação que constitui uma interferência ilegal do Estado na vida sindical e uma clara tentativa de impedir o direito de protesto e o exercício da liberdade sindical.
Exigimos que o governo panamenho cesse imediatamente toda e qualquer forma de perseguição ao SUNTRACS e seus líderes, respeite a liberdade sindical e garanta a segurança e integridade dos membros do sindicato. O direito de associação, organização e manifestação pacífica são pilares fundamentais de uma sociedade democrática e devem ser protegidos e promovidos em todas as circunstâncias.
Nós permanecemos ao lado do SUNTRACS em sua luta por justiça, dignidade e direitos para todos os trabalhadores. Juntos, continuaremos a denunciar qualquer violação aos direitos humanos e trabalhistas e a defender os princípios da solidariedade e da justiça social.
Com solidariedade e compromisso,
DENILSON PESTANA DA COSTA