Após intensa mobilização liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Londrina, as negociações salariais resultaram em importantes conquistas para a categoria. Os pisos salariais foram reajustados em 6%, o que representa um aumento real de 2,26%, superando a inflação acumulada de 3,74% nos doze meses anteriores à data-base de 1º de junho, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE).

Para os trabalhadores que recebem salários acima dos pisos, o reajuste será de 5%, com um ganho real de 1,16%, desde que a remuneração não ultrapasse o limite de R$ 6.000,00. Para aqueles com salários acima desse valor, o aumento mínimo será de R$ 300,00.

Além dos ajustes nos salários, os benefícios econômicos também receberam aumentos superiores à inflação. O vale compras mensal foi elevado de R$ 745,00 para R$ 790,00, representando um reajuste de 6,04%. O benefício de vale café da manhã também foi ajustado, passando de R$ 5,70 para R$ 6,00 por dia.

É importante mencionar que, devido à data-base da categoria ter vencido em junho, as diferenças salariais e do vale compras referentes aos meses de junho e julho serão pagas na folha de pagamento do mês de agosto, até o 5º dia útil de setembro de 2023.

O presidente do Sintracom Londrina, Denílson Pestana da Costa, demonstrou satisfação com o resultado positivo da Campanha Salarial 2023. Ele ressaltou que, durante as negociações, os empregadores propuseram um aumento limitado aos índices de inflação, o que foi rejeitado pela categoria. Graças à perseverança dos trabalhadores e à unidade do sindicato, foi possível obter ganhos reais nos salários e benefícios econômicos, representando uma significativa vitória para todos os envolvidos na categoria.

Foto: Denílson Pestana da Costa (Presidente do Sintracom Londrina), José Lopes Aquino (Presidente do SIMA) e Valir de Oliveira (Secretário Geral do Sintracom Londrina)