Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em 5 categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. Os operadores-chave são: 1) debatedores; 2) articuladores/organizadores; 3) formuladores; 4) negociadores; e, 5) formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

cabecas 2019 resumo capa

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 71 são deputados e 29 são senadores. São os operadores-chave do Congresso Nacional. Isto é, sem esses deputados e senadores o processo político congressual, em 2019, teria, talvez, menos qualidades, no período compreendido de fevereiro a junho, quando foi feita a identificação. A publicação impressa vai ser lançada em breve.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2019. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes de 2019 os deputados e ministros do governo Jair Bolsonaro — Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República; Osmar Terra (MDB-RS), ministro da Cidadania; Tereza Cristina (DEM-MS), ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), secretário de Planejamento no estado do Ceará.

Além dos 100 “Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. São os parlamentares em “Ascensão” no Poder Legislativo.

Representação por estado

A quantidade de parlamentares por unidade da Federação varia de 21, no estado de São Paulo, a 1 nos estados do Acre, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins.

cabecas 2019 grafico por estado

Empatados com 2 parlamentares cada nos “Cabeças” 2019 estão 7 estados: Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Os “Cabeças” 2019 possui 10 estados em que 2 dos 3 senadores estão entre os mais influentes do Parlamento. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí, da Região Nordeste; Amazonas e Amapá, da Região Norte; e São Paulo e Minas Gerais, da Região Sudeste.

Apenas 5 estados não possuem representantes na elite do Congresso Nacional do ano de 2019. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

Critérios

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais) reputacionais e decisionais.

O órgão entende como critério posicional ou institucional, o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas.

Classificação

Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em 5 categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.

cabecas 2019 habilidades

As categorias são: 1) debatedores; 2) articuladores/organizadores; 3) formuladores; 4) negociadores; e, 5) formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

De acordo com essa classificação, os “Cabeças” 2019 possuem 38 parlamentares articuladores, 25 debatedores, 21 negociadores, e 7 formuladores.

DIAP, 11 de junho de 2019