Indústria de transformação teve o melhor saldo de  contratações no mês (Foto: Helmuth Kühl)

Pato Branco segue figurando no ranking dos municípios do Paraná com maior geração de emprego no ano. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados na semana passada, o município foi o quinto maior gerador de postos de trabalho no mês de setembro.

No Estado, Curitiba lidera a criação de vagas em 2019, com saldo de 19.697; seguida por Maringá (4.888); São José dos Pinhais (2.972); Cascavel (2.930); Pato Branco (2.472) e Londrina (1.624).

Levando em consideração apenas os dados de setembro, os maiores crescimentos foram de Curitiba (1.984); Maringá (741); São José dos Pinhais (389); Londrina (344) e União da Vitória (322). O saldo de Pato Branco para o mês foi de 123 postos de trabalho.

Mesmo tendo saldo positivo nas contratações, no comparativo com o mês de agosto, quando foram registrados formalmente 330 trabalhadores, Pato Branco apresentou uma queda no número de contratações, o que resultou em uma variação de emprego de 0,44%.

Ao observar os setores produtivos, o destaque volta a ser a construção civil. O segmento nos últimos meses vinha registrando uma sequência positiva de contratações, contudo, no mês de setembro foi responsável pelo maior número de desligamento de trabalhadores, 32.

A variação negativa de 1,17%, é o resultado das 91 contratações, frente as 123 demissões. No entanto, o setor segue sendo o com melhor saldo de contratações no ano, 1.030 registros de trabalhadores.

Quem registrou o melhor saldo de registro de trabalhadores foi a indústria de transformação. Em setembro, 324 trabalhadores tiveram a carteira de trabalho assinada, frente o desligamento de 242 profissionais, o que resultou em um saldo de 82 postos de trabalho.

O setor ocupa no ano, a terceira melhor colocação no ranking de emprego no município, com saldo de 495 postos. A segunda colocação é do setor de serviços, que no mês de setembro teve saldo positivo de 21 postos de trabalho, mas que no ano, contabiliza 746, carteiras assinadas.

Sudoeste

O levantamento do Caged é feito apenas para municípios com população acima de 30 mil habitantes, portanto, no Sudoeste somente são relacionados além de Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Palmas.

No desempenho regional dos quatro municípios que tem os dados divulgados, Dois Vizinhos, foi o que apresentou o segundo melhor saldo de registros de trabalho me mês.

Foram 471 admissões, frente a 396 demissões, um saldo de 75 postos de trabalho no mês. No ano, o município totaliza 227 contratações.

Em Francisco Beltrão, o saldo do mês foi de 37 contratações, resultado de 777 admissões e 740 desligamentos. No ano, o município registra saldo positivo de 537 postos de trabalho.

O saldo positivo de 19 postos de trabalho no mês de setembro, em quase nada alteraram o saldo negativo do ano em Palmas. De janeiro a setembro, no município foram fechados 441 postos de trabalho.

Paraná

O Paraná criou 59.295 vagas formais de emprego entre janeiro e setembro de 2019. O Estado está entre os que mais geraram oportunidades de trabalho no País neste ano, junto com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Houve crescimento de 2,28% no número de vagas abertas no mercado paranaense em relação ao mesmo período de 2018.

Em setembro, o Paraná registrou 9.218 novas vagas. Com ajuste sazonal, também nesse índice o Estado registrou crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado e em relação a agosto deste ano, que teve 8.726 contratações.

Diario do Sudoeste, 24 de outubro de 2019