O quarto episódio da primeira temporada do Jornada, disponível no canal oficial do TST no YouTube, trata dos malefícios decorrentes da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. O programa mostra como o Brasil tem enfrentado o problema nas últimas três décadas e quais os instrumentos que propiciaram ao país reduzir em 68% a presença infantil no trabalho. Em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 168 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar todos os dias.
A ministra Kátia Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, uma das entrevistadas, destaca a importância do diálogo com as empresas para a criação de ambientes de aprendizagem, que permitem o ingresso dos jovens no mercado de trabalho formal, com respeito à legislação vigente. “A aprendizagem une educação, formação técnica e trabalho”, enfatiza. Maria Claudia Falcão, da OIT, lembrou que, quanto mais pobre for o lugar, mais crianças estarão sujeitas a ser exploradas por meio do trabalho.
A equipe do Jornada também ouviu o relato de um auxiliar de pedreiro que começou a trabalhar aos dez anos como engraxate e lavador de carros. O programa conta com a participação da psicóloga Andréia Esmeraldo. Ela ressalta a importância das brincadeiras e do estudo durante a infância, para que haja desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas da criança. São apresentadas, ainda, estatísticas da ocorrência de trabalho infantil em cada região brasileira.
Novo Jornada
O novo Jornada, pensado para a realidade da internet, tem edições de no máximo dez minutos, postadas no canal oficial do TST no YouTube. A cada 15 dias, um tema de relevância no universo das matérias trabalhistas é abordado sob diversos ângulos, extraindo informação de todos os personagens envolvidos no assunto. Outra novidade é a exibição por temporadas. Confira os temas da primeira temporada::
6/5/2019 – Assédio moral
20/5/2019 – A Justiça do Trabalho
3/6 /2019 – Teletrabalho
17/6 /2019 – Trabalho infantil
1º/7/2019 – Mulheres no mercado de trabalho
15/7/2019 –Atividades perigosas
Clique aqui e assista a matéria completa